Lembrete Robinhood: Não Suas Chaves, Não Sua Bitcoin

A maior notícia de hoje não é sobre Bitcoin, mas porque a moeda criptográfica e outras negociam na plataforma no centro do escândalo, é uma chamada de atenção para os investidores.

Robinhood hoje suspendeu a negociação das ações da GameStop e outras ações, incendiando a internet com raiva. Ao mesmo tempo, ele deve servir de lembrete para aqueles que usam a plataforma para exposição criptográfica no mercado da frase:

„Não suas chaves, não sua Bitcoin“.

Robinhood interrompe a negociação de ações selecionadas, Seu serviço de criptografia é o próximo?

A frase também se aplica amplamente a todas as „moedas“, mas é a Bitcoin Loophole que tomou o centro das finanças durante o último ano.

Ativos criptográficos como ele são garantidos por trás de uma camada de criptografia. Cada carteira consiste de uma chave pública atuando como endereço que os usuários utilizam para enviar e receber ativos, enquanto uma chave privada é efetivamente a senha para a conta.

O design descentralizado permite a auto-custódia dos ativos. Mas quando os usuários compram moedas criptográficas em uma bolsa e as mantêm lá, tecnicamente a bolsa possui a chave privada da carteira que contém os ativos, e assim a frase foi cunhada.

Quando outra entidade controla a chave privada dos ativos criptográficos, eles correm o risco de possíveis hacks ou apreensões. A plataforma onde os ativos são armazenados também tem uma camada de controle sobre as moedas que o próprio usuário realmente possui.

A única maneira de garantir a propriedade completa e a segurança dos ativos criptográficos, é a auto custódia, de preferência em uma carteira de armazenamento a frio offline. Esta não é uma solução à prova de tolos e muitos investidores em criptografia aprenderam isso da maneira mais difícil, mas isso é outra história.

Esta história, ao invés disso, se concentra no Robinhood, que oferece exposição às moedas criptográficas, mas não permite que elas sejam removidas da plataforma em uma carteira que o próprio usuário possui. A Coinbase, por exemplo, permite que os usuários movimentem a criptografia livremente para qualquer carteira que desejem.

Tal solução não existe para os usuários Robinhood, que tecnicamente não possuem nenhuma moeda realmente criptográfica. A Bitcoin que eles pensam ter, é apenas um IOU para BTC.

Não Suas Chaves, Não Sua Moeda: Movimente o Dinheiro para Comprar Ativos Reais

Como os comerciantes varejistas estão experimentando agora, Robinhood não é o mercado livre que eles pensavam ser, e tiveram a capacidade de comprar ações do GameStop e outras ações restritas como parte de uma controvérsia muito maior envolvendo a Reddit, o fundo de hedge Melvin Capital, e muitos outros jogadores.

A qualquer momento, Robinhood poderia restringir a compra ou venda de Bitcoin e outras moedas criptográficas oferecidas no aplicativo de negociação. A empresa já demonstrou que está disposta a se curvar quando os poderes que a exigem, e poderia deixar potencialmente milhares ou mesmo milhões de investidores sem acesso a moedas criptográficas.

É certo que esse é o pior cenário que seria difícil de imaginar, mas tudo é possível quando se trata da elite desesperada para manter o controle que há muito tempo tinham e agora estão perdendo graças a tecnologias como Bitcoin.

Aqueles com criptografia em Robinhood talvez queiram considerar vender e tomar o capital para comprar ativos digitais reais que eles mesmos possam guardar.